Visão Geral do Scrum

Scrum é um framework Ágil de gestão de projetos usado para entregar aos clientes, de forma iterativa, incrementos de produto de alto valor. Scrum depende de equipes hábeis e auto-organizadas para entregar os incrementos do produto. Também depende de um cliente, ou Dono do Produto, que indique uma equipe com uma lista de funcionalidades desejadas, e que use o valor de negocio como mecanismo de priorização.

Relacionamentos
Descrição Principal

No Scrum, os projetos acontecem em uma série de iterações, com um mês de duração, chamadas incrementos (sprints).

Scrum é ideal para projetos cujos requisitos mudam rapidamente ou são altamente emergentes. O trabalho a ser feito em um projeto Scrum é registrado nas Pendências do Produto (Product Backlog), que é uma lista de todos os desejos de mudança no produto. No inicio de cada incremento é feita uma Reunião de Planejamento de Incremento (Sprint Planning Meeting) na qual o Dono do Produto (Product Owner) prioriza as Pendências do Produto (Product Backlog), e a Equipe Scrum (Scrum Team) seleciona as tarefas que ela pode completar durante o próximo Incremento. Essas tarefas são então movidas das Pendências do Produto para as Pendências do Incremento.

Durante um incremento, são conduzidas curtas reuniões diárias chamadas de Scrum Diário (Daily Scrum), que ajudam a equipe a manter-se no rumo.

Ao final de cada incremento a equipe demonstra a funcionalidade concluída, na Reunião de Revisão do Incremento (Sprint Review Meeting).

Graficamente, o Scrum se parece assim: O Scrum Diário

Scrum Overview