Artefato: Lista de Itens de Trabalho
Este artefato contém uma lista de todo trabalho agendado para ser feito dentro do projeto, bem como o trabalho proposto que pode afetar o produto neste ou em projetos futuros. Cada Item de trabalho pode conter referências à informações que sejam relevante para realizar o trabalho descrito no item de trabalho.
Domínio: Project Management
Tipos de Produto de Trabalho: Project Data
Objetivo
Coletar todos os pedidos de trabalho que irão potencialmente ser executados no projeto, de forma que o trabalho possa ser priorizado, o esforço ser estimado e o progresso acompanhado.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Este artefato fornece um ponto central de foco para toda a equipe:

  • Fornece uma lista que contem todos os pedidos de melhorias ou capacidades adicionais para a aplicação. Note que alguns destes pedidos podem nunca ser implementados, ou ser implementados em projetos posteriores.
  • Fornece uma lista de todo trabalho a ser estimado, priorizado e atribuído dentro do projeto. A lista de riscos é priorizada separadamente.
  • Fornece um lugar único para que à equipe de desenvolvimento saiba o que precisa ser feito, obtenha referências sobre o material necessário para realizar o trabalho e para relatar o progresso feito.

Os itens de trabalho podem ter um escopo muito grande, especialmente os direcionados à melhorias, tais como “Apoio ao Planejamento Financeiro” para uma aplicação financeira pessoal. Os Itens de Trabalho são analisados e divididos em itens de trabalho menores e então são atribuídos a uma iteração, tal como um cenário de caso de uso para “Calcular lucro líquido”. Uma sub-divisão adicional pode ser necessária para identificar as tarefas apropriadas a serem atribuídas aos desenvolvedores, tal como “Desenvolver Interface de Usuário para Calcular o Lucro Líquido”. Isto significa que os itens de trabalho normalmente têm relacionamentos pai/filho.

Os Itens de Trabalho devem conter estimativas, veja Diretriz: Lista de Itens de Trabalho e Diretriz: Estimativa Ágil.

Ilustrações
Adaptação
Opções de Representação

Como um planilha ou banco de dados

A Lista de Itens de Trabalho pode ser confeccionada como um artefato separado, representado por uma planilha ou uma tabela do banco de dados, veja Exemplo: Lista de Itens de Trabalho.

Em ferramentas específicas

As ferramentas de Gerência de Projeto, Gerência de Requisitos e de Solicitação de Mudança são uma opção para registrar a lista do trabalho a ser feito.

Subconjunto como parte do Plano de Iteração

O Artefato: Plano de Iteração normalmente referencia Itens de Trabalho que estão atribuídos a iteração. Se a equipe estiver elaborando o plano de iteração em um Quadro-Branco por exemplo, ela pode escolher referenciar os itens de trabalho de alto nível na Lista de Itens de Trabalho que estejam atribuídos à iteração, e manter os itens de trabalho filhos, de baixo nível, usados para acompanhar o trabalho cotidiano somente dentro de um plano de iteração.

Informações Adicionais