Artefato: Requisitos Suplementares
Este artefato captura todos os requisitos do sistema não capturadas nos cenários ou nos casos de uso, incluindo requisitos de atributos de qualidade e requisitos funcionais globais.
Domínio: Requirements
Tipos de Produto de Trabalho: Specification
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Os Requisitos Suplementares e os Casos de Uso, definem todos os requisitos do sistema. Os Casos de Uso descrevem os requisitos comportamentais do sistema, e os Requisitos Suplementares descrevem todos os outros requisitos que não são capturados nas Especificações de Caso de Uso. Ao fazer esta distinção simplificamos a manutenção.

Os Requisitos Suplementares podem ser categorizadas de acordo com o modelo FURPS+ (Funcional, Usabilidade, Confiabilidade, Desempenho, Suportabilidade + Restrições). Para mais informações sobre esta classificação, veja Conceito: Requisitos Suplementares.

A figura abaixo ilustra o relacionamento entre os Requisitos Suplementares, as Especificações de Caso de Uso e os Atores.

 

Ilustrações
Adaptação
Impacto de não ter

O objetivo deste produto de trabalho é certificar que todos os tipos de requisitos estão cobertos, o que reduz o risco de não considerar alguma característica importante do sistema. Os requisitos FURPS+ são gerais ao sistema, e influenciam os Mecanismos Arquiteturais que você irá criar, guiando assim o desenvolvimento das fundações do sistema. Estes requisitos são normalmente o principal item de custo, porque eles determinam as escolhas arquiteturais.

Além disso, se você não capturar os requisitos gerais ao sistema em um lugar central, mas repeti-los em todos os Casos de Uso, o resultado implicará em mais manutenção e mais possibilidades de erro.

Opções de Representação

Este produto de trabalho não implica o uso de somente um documento para registrar todos os tipos de requisitos. Para gerenciar a comunicação da informação, faz mais sentido registrar as informações em documentos separados ou usar a Lista de Itens de Trabalho.

Recomendações e opções para representar os Requisitos Suplementares:

Opção: Usar a Lista de Itens de Trabalho

Considere o registro dos Requisitos Suplementares no Artefato: Lista de Itens de Trabalho, que você pode usar para priorizar e controlar os requisitos. Se os Stakeholders estiverem confortáveis com ela, ou com um relatório gerado automaticamente a partir dela, então você não precisa de um documento separado.

Opção: Incluir como Parte do Documento de Visão

Considere incluir alguns tipos de Requisitos Suplementares no Artefato: Visão. Para manter a Visão estável, use esta opção para os tipos de requisitos que necessitem de menos refinamento, tais como Qualidades do Produto, Documentação ou Conformidade.

Recomendação: Use o Template de Especificação de Requisitos Suplementares

Template: Especificação de Requisitos Suplementares fornece uma ferramenta para registrar, estruturar e organizar os Requisitos Suplementares.

Mesmo em um projeto pequeno, uma ferramenta de gerência de requisitos, uma base de dados ou uma planilha, são recomendados para priorizar e controlar os requisitos. Se os Stakeholders estiverem confortáveis em acessar os requisitos diretamente a partir dessa ferramenta ou acessar um relatório gerado automaticamente pela ferramenta, não será necessário um documento em separado.

Informações Adicionais