Artefato: Glossário
Este artefato define termos importantes usados no projeto. Estes termos são a base para a colaboração eficaz com os stakeholders e outros membros da equipe.
Domínio: Requirements
Tipos de Produto de Trabalho: Specification
Objetivo
O objetivo do glossário é fornecer um vocabulário comum acordado por todos os Stakeholders. Pode ajudar pessoas de diferentes grupos funcionais a alcançar uma compreensão mútua do sistema. O objetivo não é registrar todos os termos possíveis, mas somente aqueles que não estão claros, são ambíguos ou necessitem de elaboração.
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O glossário ajuda a evitar problemas de comunicação fornecendo dois recursos essenciais:

  • Um local central para procurar termos e abreviaturas que sejam desconhecidos pelos membros da equipe de desenvolvimento
  • Definições dos termos que são usados de formas específicas dentro do domínio

As definições para os termos do Glossário vêm de diversas fontes, tais como documentos de requisitos, especificações e discussões com os stakeholders e com os peritos do domínio.

Considerações de Teclas

Em alguns projetos que não envolvem modelagem de negócio ou domínio, o glossário é o principal artefato para registrar as informações sobre o domínio do negócio do projeto.

Embora relacionado como uma saída ou entrada das tarefas associadas com a disciplina de requisitos, este artefato pode ser atualizado a qualquer momento, por qualquer papel, assim que novos termos sejam identificados.

Adaptação
Impacto de não ter Os enganos a respeito do significado de itens de dados contribuem para muitos que projetos falhem. Alguns deles tornam-se óbvios somente nos estágios posteriores de teste do sistema e pode ser extremamente caro corrigi-los.
Opções de Representação

O Glossário é uma lista alfabetizada de termos do domínio e suas definições. Pode ser capturado em uma planilha, documento ou ser publicado em um site Wiki para simplificar o acesso e a manutenção.