Tarefa: Gerenciar a Iteração
Avaliar o status do projeto e identificar todas as oportunidades e/ou questões bloqueadoras. Identificar e gerenciar as exceções, os problemas e os riscos. Comunicar o status do projeto.
Disciplinas: Project Management
Objetivo

Identificar oportunidades e/ou questões bloqueadoras o mais cedo possível para atuar corretivamente e manter o projeto no caminho.

Relacionamentos
Funções Executor Primário: Executores Adicionais:
Entradas Obrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Saídas
Etapas
Capture o status

O gerente de projeto necessita monitorar continuamente o projeto para assegurar seu progresso corretamente, e para permitir à equipe reagir o mais cedo possível a qualquer mudança. Muitas formas alternativas podem ser usadas para acompanhar o status:


Comunique o status

Comunicar o status do projeto é tão importante quanto coleta-lo. A comunicação é feita normalmente em dois níveis: no nível de tarefa e no nível de projeto.

  • Nível de Tarefa - comunicado dentro da equipe de projeto: o status pode ser comunicado através de rápidas reuniões diárias. Isto permite que você combine a captura do status com a sua comunicação.
  • Nível de Projeto - comunicado aos Stakeholders e à equipe de projeto: o status é normalmente comunicado através de métricas ao invés de informações detalhadas. Isto pode ser feito através de reuniões, e-mail ou publicando na Web.
Trate as exceções e os problemas

Uma das principais responsabilidades do gerente de projeto é ter conhecimento dos problemas e dúvidas da equipe de projeto. O gerente necessita ter foco nos problemas que estão atrapalhando o progresso. Uma rápida reunião diária é normalmente uma boa forma de monitorar essas dúvidas e problemas.

Identifique a causa e o impacto dos problemas e exceções assim que eles aparecerem. Identifique as soluções possíveis para os problemas que têm impacto imediato nos objetivos e nas metas de curto prazo, e identifique quem necessita ser envolvido na execução da solução. Então, defina as ações corretivas e execute-as. 

Identifique e gerencie os riscos

Identifique os riscos assim que o projeto inicie e continue identificando e gerenciando os riscos durante todo o projeto. A lista de riscos deve ser revisada semanalmente, ou no mínimo uma vez por iteração, veja Conceito: Risco e Artefato: Lista de Riscos para mais detalhes. Toda a equipe deve ser envolvida na identificação e atenuação do risco.

Repriorize o trabalho conforme necessário
Quando uma equipe estiver atrasando de forma significativa, ou problemas críticos ocorrendo, pode ser necessário repriorizar as tarefas para assegurar que a equipe entregue um incremento útil do produto no fim da iteração, maximizando o valor ao Stakeholder. Nestes casos raros, o gerente de projeto deve trabalhar com a equipe e os Stakeholders para revisar o plano da iteração e para reduzir, de acordo com o necessário, a ênfase nas tarefas menos críticas.
Informações Adicionais