Tarefa: Detalhar Requisitos
Esta tarefa descreve como detalhar um ou mais requisitos para o sistema.
Disciplinas: Requirements
Objetivo

A finalidade desta tarefa é descrever um ou mais requisitos com suficiente detalhe para validar a compreensão do requisito, assegurar concorrência com as expectativas dos Stakeholders, e permitir o início do desenvolvimento do software.

Relacionamentos
Funções Executor Primário: Executores Adicionais:
Entradas Obrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Saídas
Etapas
Detalhe os Casos de Uso e Cenários

Alguns Casos de Uso e Cenários podem necessitar ser descritos mais detalhadamente para validar a compreensão do requisito e para permitir o início do desenvolvimento do software. Isto não implica que todos os casos de uso e cenários serão detalhados antes do início da implementação. Trabalhe com os stakeholders para detalhar somente aqueles que foram priorizados para implementação na próxima iteração ou na subseqüente (see Artefato: Lista de Itens de Trabalho), ou aqueles que foram definidos como arquiteturalmente significantes (see Conceito: Requisitos Arquiteturalmente Significantes.)

O nível de detalhe capturado irá variar dependendo das necessidades do projeto e da complexidade do caso de uso. Para uma discussão dos diferentes níveis de detalhe que podem ser aplicáveis veja Diretriz: Formatos de Casos de Uso.

Capture os detalhes do caso de uso no Artefato: Caso de Uso.  Para informações adicionais sobre o detalhamento de casos de uso e cenários, veja Diretriz: Detalhar Casos de Uso e Cenários. Para auxílio na avaliação da qualidade de seus casos de uso veja Lista de Verificação: Caso de Uso.

Detalhe os requisitos suplementares

Alguns Requisitos Suplementares podem necessitar ser esclarecidos ou descritos com mais detalhes. Novos requisitos podem ser descobertos enquanto detalhamos os casos de uso e os cenários, e podem ser submetidos como Solicitações de Mudança. Trabalhe com os stakeholders para capturar, refinar e validar os requisitos que terão impacto em um trabalho próximo (veja Artefato: Lista de Itens de Trabalho) ou que foram definidos como arquiteturalmente significantes (see Conceito: Requisitos Arquiteturalmente Significantes).

apture estes requisitos no Artefato: Requisitos Suplementares.  Para orientação adicional sobre detalhamento de requisitos suplementares veja Diretriz: Requisitos Suplementares. Para auxílio na avaliação da qualidade de seus requisitos suplementares veja Lista de Verificação: Requisitos Suplementares.

Detalhe os termos do glossário
Revise o fluxo de eventos do caso de uso. Se alguma informação for trocada, seja específico sobre o que é passado e retornado. Trabalhe com os Stakeholders para assegurar que você definirá corretamente os termos do domínio, recentemente descobertos, ou os termos ambíguos no Glossário. Quando você tiver uma melhor compreensão do domínio, refine os termos existentes no glossário.
Atualize o Modelo de Caso de Uso
Baseado em seu trabalho, atualize o Modelo de Caso de Uso.  Adicione, remova ou atualize os Atores e Caos de Uso conforme necessário. Para mais informações sobre a criação e a estruturação do modelo de caso de uso veja Diretriz: Modelo de Caso de Uso.  Para auxílio na avaliação da qualidade do modelo de caso de uso veja Lista de Verificação: Modelo de Caso de Uso.
Obtenha consenso
Conduza uma revisão dos requisitos (Artefato: Caso de Uso e Artefato: Requisitos Suplementares) com os Stakeholders relevantes e a equipe de desenvolvimento para assegurar consistência com a Vision, avaliar a qualidade, e identificar mudanças solicitadas. Veja Diretriz: Revisões Eficazes de Requisitos para mais informações.
Informações Adicionais