Diretriz: Revisão Efetiva de Requisitos
Esta diretriz discute como conduzir revisões com stakeholders relevantes para garantir concordância, avaliar qualidade e identificar mudanças necessárias.
Relacionamentos
Descrição Principal

O custo da correção de erros aumenta exponencialmente durante o ciclo de desenvolvimento [BOE88]. Portanto, é importante descobrir problemas cedo o suficiente para resolvê - los rapidamente e com baixo custo.

Revisões de requisitos são feitas para descobrir problemas com os Requisitos antes de você gastar tempo valioso e trabalho implementando a coisa errada. Isso não quer dizer que você deve ter um conjunto completo de requisitos antes da implementação, mas ter certeza de revisar, internamente e com stakeholders, aqueles selecionados para implementação nas iterações iniciais e aqueles que terão um grande impacto no sistema (frequentemente chamados de Requisitos Arquiteturalmente Significantes) para ter a concordância de todos antes de investir esforço significativo na implementação.

Revisões informais

Revisões de requisitos podem ser informais, como simplesmente mostrar rascunhos de requisitos aos seus colegas ou demonstrar um protótipo.

Essas revisões informais são excelentes para conseguir a estrutura correta dos requisitos e remover erros óbvios. O progresso é facilitado com uma equipe de revisão pequena. Entretanto, revisões informais podem perder perspectivas importantes de stakeholders críticos.

Revisões formais

Revisões de requisitos podem ser reuniões formais. Inicie com uma preparação cuidadosa para você receber e organizar comentários antes da reunião. A reunião em si deve produzir decisões sobre todos os itens da revisão. Depois da reunião, você deve avaliar as ações da revisão à conclusão. Se essas ações envolverem uma quantidade substancial de trabalho ou precisarem de mudanças num artefato que está sob gerência de configuração, considere a submissão de Solicitações de Mudança para priorizar e monitorar o trabalho. Veja Tarefa: Solicitar Mudança e a Diretriz: Submetendo Solicitações de Mudança para mais informações sobre solicitações de mudança.

Revisões formais são mais abrangentes e custosas. Elas fornecem revisões mais equilibradas de múltiplas perspectivas. Entretanto, revisões formais envolvem mais pessoas, portanto são mais difíceis de coordenar (consequentemente a necessidade de formalidade) e custosas em termos de horas de trabalho.

Revisões em duas fases

Uma técnica para conseguir o melhor dos dois mundos é fazer revisões em duas fases ("two-tier" reviews) [ADO03]. A primeira fase é informal e é executada por uma equipe pequena, possivelmente várias vezes. A segunda fase é mais formal e é executada pelo grupo completo, talvez somente uma vez.

Revisões de primeira fase: Os autores dos requisitos e o time de desenvolvimento revisam os requisitos durante a primeira fase para garantir que eles sejam completos, consistentes e não ambíguos. É importante incluir testadores e desenvolvedores para garantir que os requisitos sejam práticos e verificáveis. Essas revisões determinam se os requisitos estão prontos para a revisão do grupo maior. Revisões da primeira fase podem ser informais, formais ou uma combinação dos dois.

Revisões de segunda fase: Envolvem um grupo maior para conseguir mais pessoas trabalhando no problema e chegar a um acordo para que os requisitos possam ser implementados e validados. É melhor fazer uma reunião formal de revisão de requisitos no marco de Objetivos no Ciclo de Vida e, opcionalmente, uma no marco de Arquitetura no Ciclo de Vida se mudanças significativas que introduzem riscos inaceitáveis tiverem ocorrido.

Nas duas fases, estes dois recursos serão úteis: Lista de Verificação: Qualidades de Bons Requisitos e Lista de Verificação: Caso de Uso

Revisões em fases oferecem vários benefícios:

  1. Eliminam o ruído causado por pequenas edições durante as revisões de primeira fase, permitindo às próximas revisões foco em funcionalidade
  2. Fornecem uma visão profissional dos requisitos, apresentando ambos os requisitos e seus autores de maneira clara e aberta
  3. Protegem o tempo dos stakeholders que estão revisando os requisitos, consequentemente prevenindo baixa efetividade por sobrecarga e estresse
  4. Fornecem a melhor oportunidade para revisões completas e efetivas

Regras de ouro para revisão

Siga estas regras de ouro para revisão [TEL06]:

  1. Encoraje críticas: Lembre que as pessoas estão melhorando os requisitos, não o criticando. Até mesmo a crítica mais áspera possui uma ponta de verdade. Adote a idéia de que todas as sugestões são presentes.
  2. Escolha seus melhores revisores: Algumas poucas pessoas dão os melhores revisores. Cuide delas.
  3. Permita o tempo adequado: Nada está acabado enquanto você não tiver um acordo e correções feitas.