Conceito: Fase de Transição
Quarta e final fase no ciclo de vida do projeto.
Relacionamentos
Descrição Principal

A finalidade desta fase é assegurar que o software esteja pronto para ser entregue aos usuários.

Existem objetivos na fase de Transição que lhe ajudam à fazer um ajuste-fino na funcionalidade, no desempenho e na qualidade total do produto beta oriundo da fase precedente [KRO03]:

  1. Executar o teste Beta para validar se as expectativas dos usuários foram atendidas. Isto normalmente requer algumas atividades de ajuste fino, tais como reparação de erros e melhorias no desempenho e na usabilidade.

  2. Obter a concordância dos stakeholders de que a distribuição está completa. Isto pode envolver vários níveis de testes para a aceitação do produto, incluindo testes formais, informais e testes beta.

  3. Melhorar o desempenho de projetos futuros com as lições aprendidas. Documente as lições aprendidas e melhore o ambiente de processos e ferramentas para o projeto.

A tabela a seguir resume os objetivos da fase de Transição e quais atividades se relacionam com estes objetivos:

Objetivos e atividades da fase de Transição

Objetivos da fase

Atividades que se relacionam aos objetivos

Executar o teste Beta para validar se as expectativas dos usuários foram atendidas Tarefas Contínuas
Desenvolver a Solução (para os requisitos) (dentro do contexto)
Validar a Construção
Obter a concordância dos stakeholders de que a distribuição está completa Gerenciar a Iteração
Validar a Construção
Melhorar o desempenho de projetos futuros com as lições aprendidas Gerenciar a Iteração


Principais considerações

A fase de Transição pode incluir a execução paralela de sistemas antigos e novos, migração de dados, treinamento de usuários e ajustes nos processos de negócio.

A quantidade de iterações na fase de Transição varia de uma iteração para um sistema simples que necessita primeiramente de reparos de pequenos erros, até muitas iterações para um sistema complexo, envolvendo a adição de características e a execução de atividades para fazer a transição, no negócio, do uso do sistema antigo para o sistema novo.

Quando os objetivos da fase de Transição são alcançados, o projeto está pronto para ser encerrado. Para alguns produtos, o fim do ciclo de vida atual do projeto pode coincidir com o começo do ciclo de vida seguinte, conduzindo à nova geração do mesmo produto.