Conceito: Fase de Elaboração
Segunda das quatro fases do ciclo de vida do projeto, quando riscos arquiteturais significantes são resolvidos.
Relacionamentos
Descrição Principal

O propósito desta fase é estabelecer uma linha de base da arquitetura do sistema e prover uma base estável para o volume de esforço de desenvolvimento na próxima fase.

Há objetivos para a fase de Elaboração que ajudam a resolver os riscos associados com requisitos, arquitetura, custos, e cronograma [KRO03]:

  • Obtenha um entendimento mais detalhado dos requisitos. Ter um bom entendimento dos principais requisitos permite a você criar um plano mais detalhado e obter comprometimento dos stakeholders. Tenha certeza de obter um entendmento detalhado dos requisitos mas críticos que serão validados pela arquitetura.

  • Projete, implemente, valide, e estabeleça uma linha de base para a arquitetura. Projete, implemente, e teste um esqueleto da estrutura do sistema. Apesar da funcionalidade não estar completa ainda, a maior parte das interfaces entre os blocos sendo construídos é implementada e testada. Isto é conhecido como uma arquitetura executável.

  • Mitigue os riscos essenciais e produza um cronograma e uma estimativa de custos precisos. Muitos riscos técnicos são resolvidos como resultado do detalhamento dos requisitos e do projeto, implementação e teste da arquitetura. Refine e detalhe o plano de projeto de alto nível.

A tabela seguinte sumariza os objetivos da fase de Elaboração e quais atividades são endereçadas por cada objetivo:

Objetivos e atividades da fase de Elaboração

Objetivos da fase

Atividades que endereçam os objetivos

Obtenha um entendimento mais detalhado dos requisitos
Gerenciar Requisitos
Projete, implemente, valide, e estebeleça uma linha de base para a arquitetura

Definir a Arquitetura
Desenvolver a Solução (para o requisito)(no contexto)
Validar o Build

Mitigue os riscos essenciais e produza um cronograma e uma estimativa de custos precisos
Gerenciar a Iteração

Considerações chave

O número de iterações na fase de Elaboração é dependente de, mas não limitada por, fatores como desenvolvimento de um novo produto versus ciclo de manutenção, sistema sem precedentes versus tecnologia e aquitetura conhecidas, e etc.

Tipicamente, na primeira iteração, você deve projetar, implementar, e testar um pequeno número de cenários críticos para identificar que tipo de arquitetura e mecanismos de arquitetura você precisa, então você pode mitigar os riscos mais cruciais. Você também detalha os requisitos de alto risco que devem ser resolvidos antecipadamente no projeto. Você deve testar o suficiente para validar que os riscos arquiteturais estão mitigados.

Nas próximas iterações, você corrige o que não estiva correto na iteração anterior. Você projeta, implementa, e testa os cenários arquiteturalmente significantes que restaram, garantindo que você verifique todas as áreas principais do sistema (cobertura arquitetural), assim os riscos potenciais escondidos aparecem o mais cedo possível. [KRO03]