Conceito: Ator
Ator é uma função que uma pessoa ou sistema externo desempenha quando interage com o sistema. Instâncias de um Ator podem ser um indivíduo ou um sistema externo.
Relacionamentos
Descrição Principal

Para entender totalmente o objetivo de um sistema, você deve saber para quem é o sistema, isto é: Quem usará o sistema? A resposta para esta questão é: os Atores.

Ator é uma função que uma pessoa ou sistema externo desempenha quando interage com o sistema. Instâncias de um Ator podem ser um indivíduo ou um sistema externo, entretanto cada Ator fornece uma única e importante perspectiva do sistema que é compartilhada por todas as instâncias do Ator.

Essa diferença entre um ator e uma instância de um ator é ilustrada abaixo. A Figura 1 mostra um caso em que Ivar e Mark são operadores de uma máquina de reciclagem. Quando usam a máquina, cada um é representado por uma instância do ator chamado Operador que espera certa funcionalidade do sistema ("Print Daily Report" no exemplo).

Figura 1: Exemplo de ator com múltiplas instâncias

De maneira inversa, o mesmo usuário pode agir como vários atores (isto é, a mesma pessoa pode desempenhar diferentes funções). Na Figura 2, Charlie usa o sistema de Gerência de Depósito primariamente como Gerente de Depósito, mas às vezes ele pode usar o sistema como um membro comum da equipe de funcionários. Cada um desses atores espera diferentes funcionalidades do sistema.

Figura 2: Exemplo de usuário desempenhando diferentes funções

Atores o ajudam a identificar interfaces externas e determinar o escopo do sistema (o que está dentro do sistema vs. o que está fora do sistema). Cada Ator possui casos de uso associados que descrevem o que um ator em particular espera do sistema. Será muito difícil, se não impossível, avaliar a abrangência do conjunto de casos de uso sem o contexto fornecido pelos Atores associados. Além disso, a falta de um ator pode resultar em perda de perspectivas importantes do stakeholder, resultando numa solução que não satisfaz todas as necessidades do stakeholder.

Portanto, a identificação dos Atores do sistema deve ser feita cedo no ciclo de vida. Atores são capturados, incluindo seus nomes, breves descrições e relacionamentos com casos de uso no Artefato: Modelo de Casos de Uso.

Informações Adicionais
Conceitos