Lista de Verificação: Lista de Riscos
Esta lista de verificação fornece orientação para avaliar se todos os riscos possíveis foram considerados em um projeto.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Itens de Verificação
Todos os riscos potenciais do projeto foram identificados
Você identificou qualquer coisa que pode estar no caminho de sucesso do projeto? Liste todos os riscos potenciais, dando uma descrição e um tipo (direto ou indireto). Para maiores informações veja Conceito: Risco.
Os riscos estão descritos sem ambigüidade
Certifique-se que você capturou e descreveu os riscos de forma clara, concisa e inequívoca. Siga também estas regras ao descrever estratégias de atenuação de riscos. Isto evitará trabalho desnecessário e - mais importante - que os riscos sejam identificados e controlados efetivamente.
Qual é a probabilidade de acontecimento e o impacto de cada risco
Determine a probabilidade de acontecimento do risco e seu impacto no projeto. Isto lhe dará a ordem de magnitude dos riscos (probabilidade x impacto), permitindo que você enderece os riscos de maior magnitude mais cedo no projeto. Para maiores informações veja Conceito: Risco.
Os riscos foram corretamente priorizados e ordenados
A lista de riscos é uma lista priorizada com o risco mais elevado no início e o resto em ordem descendente. Eles devem ser ordenados de acordo com a sua magnitude de risco.
Existem interdependências entre os riscos

Certifique-se que você estabeleceu interdependências entre riscos de forma apropriada. Por exemplo, o acontecimento de um risco pode aumentar a probabilidade de ocorrência de outro risco, ou aumentar o impacto que outro risco causa no projeto. Se os riscos dependerem entre si, você pode necessitar atenuar todos os riscos interdependentes ao mesmo tempo, ou revisar a lista de riscos para atualizar a magnitude dos riscos dependentes.

Existe uma estratégia de atenuação para cada risco

Proponha uma estratégia de atenuação para cada risco identificado. Você pode transferir o risco, evitá-lo, aceitá-lo ou atenua-lo (minimizando a probabilidade do acontecimento ou o impacto que o risco pode causar no projeto). Para maiores informações veja Conceito: Gerenciamento de Risco.