Descritor de Tarefas: Detalhamento de Requisitos
Esta tarefa descreve como detalhar um ou mais requisitos para o sistema.
Baseado na Tarefa de Método: Detalhamento de Requisitos
Relacionamentos
Funções Principal: Adicional: Assistente:
Entradas Obrigatório: Opcional:
  • Nenhum
Externo:
  • Nenhum
Saídas
Etapas
Detalhar Casos de Uso e Cenários

Alguns Casos de Uso e Cenários podem precisar ser descritos de forma mais detalhada para validar o entendimento dos requisitos e para permitir que o desenvolvimento de software inicie. Isso não significa que todos os casos de uso precisarão de detalhamento para que a implementação comece. Trabalhe com stakeholders para detalhar apenas aqueles que foram priorizados para implementação na próxima iteração ou na seguinte (veja Artefato: Lista de Itens de Trabalho), ou aqueles que são arquiteturalmente significantes (veja Conceito: Requisitos Arquiteturalmente Significantes.)

O nível de detalhamento capturado irá varia de acordo com com as necessidades do projeto e a complexidade dos casos de uso. Para esclarecer sobre os diferentes níveis de detalhamento aplicáveis veja Diretriz: Formatos de Caso de Uso.

Obtenha os detalhes do caso de uso em Artefato: Caso de Uso. Para informações adicionais ou detalhamento de casos de uso e cenários veja Diretriz: Detalhamento de Casos de Uso e Cenários. Para obter assistência na avaliação da qualidade de seus casos de uso consulte Lista de Verificação: Caso de Uso.

Detalhar requisitos de apoio

Alguns Requisitos de apoio podem necessitar de esclarecimentos ou ser descritos com mais detalhe, novos requisitos podem ser descobertos quando detalhamos casos de uso e cenários, e novos requisitos podem ser requerer Solicitações de Mudança. Trabalhe com stakeholders para encontrar, refinar e validar esses requisitos que impactarão nos próximos trabalhos (consulte Artefato: Lista de Itens de Trabalho) ou que são considerados arquiteturalmente significantes (veja Conceito: Requisitos Arquiteturalmente Significantes).

Obtenha estes requisitos no Artefato: Requisitos de Apoio. Para orientação adicional sobre o detalhamento de requisitos de apoio veja Diretriz: Requisitos de Apoio.  Para obter auxílio na avaliação de qualidade dos seus requisitos de apoio consulte Lista de Verificação: Requisitos de Apoio.

Detalhar termos do glossário
Revise o fluxo dos casos de uso de eventos. Se alguma informação foi alterada, seja específico no que ficou obsoleto e foi atualizado. Trabalhe com stakeholders para garantir que você definiu corretamente os novos termos descobertos ou que desambigou adequadamente os termos no Glossário. Se o seu entendimento sobre o domínio melhorou, melhore os termos existentes no glossário.
Atualizar o Modelo de Caso de Uso
Atualize o Modelo de Caso de Uso com base no seu trabalho. Adicione, remova ou atualize Atores e Casos de Uso conforme necessário. Para saber mais informações sobre criar e estruturar seu modelo de caso de uso consulte Diretriz: Modelo de Caso de Uso. Para obter auxílio na avaliação da qualidade do seu modelo de caso de uso consulte Lista de Verificação: Modelo de Caso de Uso.
Obter concenso
Realize uma revisão dos requisitos (Artefato: Caso de Uso e Artefato: Requisitos de Apoio) com Stakeholders relevantes e com a equipe de desenvolvimento para garantir coesão e consistência da Visão, avaliar a qualidade, e identificar mudanças necessárias. Consulte Diretriz: Revisões Eficazes de Requisitos para mais informações.
Propriedades
Múltiplas Ocorrências
Orientado a Evento
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível